Conheça a funcionalidade de Simulações e APCNs disponível no Módulo de Pós-Graduação da Plataforma Stela Experta©

A apresentação de propostas de novos cursos de mestrado e doutorado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCNs), exige planejamento criterioso e embasado em dados concretos. Embora o aplicativo tenha como objetivo facilitar esse processo, o preenchimento de cada campo requer atenção e respostas fundamentadas, pois é a qualidade das informações que comprova a capacidade da instituição em oferecer programas de pós-graduação sólidos e bem estruturados. Entre os dados exigidos estão a qualificação do corpo docente, a produção científica, a infraestrutura laboratorial, administrativa e bibliográfica, além da capacidade institucional de gerar conhecimento.
Nesse contexto, a utilização de simulações torna-se uma aliada estratégica — não apenas para projetar e avaliar a viabilidade de novos programas, mas também para analisar o impacto da mobilidade docente nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) já existentes. Alterações como a entrada ou saída de professores, ou a mudança de suas categorias (permanente, colaborador ou visitante), afetam diretamente os indicadores avaliativos utilizados pela CAPES.
Por isso, contar com ferramentas que permitam testar diferentes cenários antes de implementar mudanças efetivas faz toda a diferença na construção e manutenção de programas de excelência.
A importância de realizar Simulações no quadro de docentes do programa e projetar indicadores no decorrer das Quadrienais da Capes
Simular alterações no quadro de docentes e projetar indicadores ao longo das Avaliações Quadrienais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é essencial para que um Programa de Pós-Graduação (PPG) alcance suas metas de evolução de conceito. Essas análises estratégicas permitem identificar oportunidades de melhoria, definir critérios mais eficazes de credenciamento e planejar, de forma antecipada, mudanças no corpo docente. Afinal, processos como credenciamento e descredenciamento de professores são frequentes, motivados por aposentadorias, afastamentos por saúde, baixo desempenho ou outras circunstâncias que impactam diretamente os indicadores do programa.
Por exemplo, ao alterar a categoria de um docente de permanente para colaborador — ou vice-versa — há impacto direto no cálculo dos indicadores. Transformar um docente permanente com baixa produtividade em colaborador pode melhorar os índices do PPG, já que sua participação, nesse caso, tem menor peso. Por outro lado, promover um colaborador altamente produtivo para permanente tende a elevar os indicadores do programa como um todo.
A funcionalidade de simulação permite explorar essas possibilidades de mobilidade docente, uma vez que tais ajustes podem ser realizados ao longo da quadrienal. Além disso, é possível simular o credenciamento de novos docentes da própria instituição, avaliando previamente os impactos positivos (ou não) que sua inclusão pode gerar nos indicadores do PPG.
Quando um docente com produção científica regular deixa o quadro permanente, isso nem sempre impacta negativamente os indicadores. Se sua produção estiver abaixo da média dos demais permanentes, sua permanência poderia até reduzir o desempenho geral do programa.
A simulação também desempenha papel importante na criação de novos programas e na projeção de seus índices, especialmente no contexto do APCN.
Conheça a funcionalidade de Simulações e APCNs disponível no Módulo Pós-Graduação da Stela Experta©
Fazer uma análise minuciosa da simulação do quadro de docentes de um PPG de forma manual é uma tarefa praticamente impossível, dada a quantidade de indicadores a serem calculados. Plataformas automatizadas, como o Módulo Pós-Graduação da Plataforma Stela Experta©, facilitam a elaboração das simulações e respectivas análises de impacto, o que a torna uma ferramenta valiosa para auxiliar na tomada de decisões.
Neste tutorial em vídeo, é possível conhecer a funcionalidade de Simulações e APCNs da plataforma Stela Experta©. Com ela, é possível fazer diversas simulações e avaliar diferentes cenários, que demonstram, de forma clara e objetiva, o impacto das mudanças na configuração do quadro docente de um programa de pós-graduação.
Esse recurso oferece respostas a dúvidas cruciais na coordenação de programas, o que permite o planejamento de medidas preventivas. Entre os exemplos de perguntas que podem ser aferidas durante uma simulação estão:
- O que acontece com os indicadores do programa se o docente com maior volume de produções científicas decidir se aposentar?
- Como ficam os indicadores do programa com o descredenciamento dos docentes que não estão mais contribuindo para sua melhoria contínua?
Avaliar o impacto da entrada ou saída dos docentes é um dos principais indicadores oferecidos por esta funcionalidade, pois desempenha papel essencial no planejamento estratégico do programa. Outra aplicação recorrente das simulações está no planejamento e desenvolvimento de novos programas de pós-graduação, especialmente no contexto dos APCNs.
As Instituições de Ensino Superior usam a plataforma para simular a criação de novos programas. Isso permite projetar seus índices e compará-los com programas semelhantes na mesma área de atuação, levando em consideração critérios da avaliação quadrienal da CAPES.
Essa análise comparativa proporciona uma visão clara do impacto e da viabilidade do programa proposto, permitindo ajustes e melhorias antes mesmo da sua implementação.
O primeiro passo, nesse caminho, é acessar a Plataforma por meio de e-mail e senha.
Na sequência, deve-se selecionar os filtros de Instituição e Área do Programa para encontrar a opção desejada. A funcionalidade “Simulações”, disponível no card do programa, oferece diversas possibilidades. O processo se inicia com a opção “Nova Simulação”.
Em seguida, é necessário nomear a simulação e editar a área do programa para prosseguir ao próximo passo, que leva à tela principal da funcionalidade. Nela, é possível adicionar ou retirar docentes credenciados ao programa, bem como alterar sua categoria (permanente, colaborador ou visitante). Para isso, basta clicar no ícone de edição na linha correspondente ao docente que se deseja alterar.
Essa alteração pode ser feita de forma simplificada — abrangendo todo o período em que o docente está credenciado ao programa — ou no modo avançado, que permite editar a categoria do docente em cada ano. Após realizar as alterações, basta salvar.
Durante a simulação também é possível adicionar novos docentes ao programa. Para isso, clique na opção “Adicionar Pessoas Externas”. Para pesquisar o docente desejado, utilize os filtros “Nome” e “Nível de Titulação”. Ao clicar no ícone de adição, na linha correspondente ao docente selecionado, ele será incluído na simulação.
Ao adicionar um docente à simulação, é possível optar pela forma simplificada — que indica o ano de credenciamento e a categoria desejada — ou pelo modo avançado, que permite escolher a categoria do docente em cada ano. Após realizar as configurações, basta salvar para concluir a operação.
Na listagem de docentes, aqueles que foram incluídos aparecem com um ícone de seta sobre um fundo amarelo em destaque, indicando que são pessoas externas adicionadas à simulação. Feitas as alterações conforme desejado, a simulação estará concluída.
Para calcular os indicadores dessa simulação — que busca medir o impacto da entrada e saída de docentes no programa, bem como das alterações de categoria realizadas — podem ser utilizados os atalhos de navegação exibidos na tela. Por meio deles, é possível retornar à etapa de configuração ou seguir diretamente para o cálculo dos indicadores.
Outra opção é clicar no botão “Próximo”, disponível ao final da listagem de docentes da simulação. Em seguida, basta selecionar “Calcular Indicadores” para realizar a análise de impacto. Após alguns segundos, será exibida a tela de “Comparação”, na qual é possível visualizar os indicadores da simulação em contraste com os indicadores atuais do programa.
O cenário base corresponde à nova simulação, que pode ser comparada tanto aos indicadores atuais do programa quanto à média nacional de programas com determinada nota.
Cabe destacar que, ao usar o ícone de edição, é possível trocar o programa de comparação da simulação, escolhendo entre outros programas oficiais ou outras simulações previamente criadas. Também é possível visualizar os indicadores em formato gráfico, acessando a opção “Exibir Gráficos”. Nessa visualização, a coluna com fundo vermelho apresenta os indicadores da simulação, que podem ser comparados aos mesmos indicadores do programa original, mostrados na coluna azul, à direita.
Na opção “Perfil da Simulação”, é possível visualizar todos os docentes que compõem a simulação, com as opções de edição disponíveis. Também é possível adicionar ou retirar docentes, bem como alterar a categoria de cada um deles, de forma semelhante ao processo de criação da simulação. Essa opção está disponível por meio do botão “Editar Simulação”.
Além disso, é possível alterar as configurações gerais da simulação e, ao clicar em “Próximo”, ajustar os docentes que a compõem. Para excluir um docente, basta clicar no ícone da lixeira; para alterar sua categoria, utilizar o ícone de edição. Já para incluir novos docentes, podem ser utilizadas as opções “Adicionar Pessoas do Programa” ou “Adicionar Pessoas Externas”.
A opção “Adicionar Pessoas do Programa” permite reincluir docentes que originalmente faziam parte do programa, mas foram retirados durante a simulação. Já a opção “Adicionar Pessoas Externas” possibilita a inclusão de novos docentes que não integram a formação atual do programa.
Após realizar todas as edições desejadas, será necessário recalcular os indicadores.
Vale lembrar que, devido ao acréscimo de pessoas externas ao programa, os indicadores da simulação serão gerados a partir dos dados da Plataforma Lattes, não sendo possível utilizar informações provenientes da Plataforma Sucupira.
Dessa forma, conclui-se a demonstração de todos os recursos disponíveis para a criação de simulações com base na entrada e saída de docentes de um programa.
Simulações e APCNs
Outra possibilidade bastante relevante oferecida pela plataforma é a simulação da criação de um novo programa de pós-graduação, no contexto dos APCNs.
Por meio desse recurso, é possível projetar os indicadores do novo programa e compará-los com os de outros programas na mesma área de avaliação. Isso proporciona uma visão clara do impacto e da viabilidade do PPG proposto, além de permitir ajustes e melhorias antes mesmo de sua implementação.
Para realizar a simulação de um APCN, é necessário retornar à tela inicial da plataforma e clicar na opção “Minhas Simulações”.
Nessa tela, podem ser visualizadas todas as simulações já criadas, que podem ser acessadas novamente sempre que necessário. Ao clicar no ícone de três pontinhos de qualquer simulação, abrem-se três operações importantes: editar, duplicar ou excluir a simulação.
Cabe destacar que as simulações em rascunho — ou seja, aquelas criadas pelo usuário sem o cálculo dos indicadores — ficam destacadas em cor diferente das demais.
Ao clicar no botão “Criar um novo programa”, é possível iniciar uma Simulação de APCN. Em seguida, deve-se preencher as configurações da simulação, completando todos os campos do formulário, e clicar no botão “Próximo”.
Na etapa seguinte, os docentes que farão parte da simulação de APCN devem ser selecionados por meio do botão “Adicionar Pessoas”. Para localizar o docente desejado, é necessário utilizar os filtros “Nome” e “Nível de Titulação”. Para incluí-lo na simulação, basta clicar no ícone de adição na linha correspondente ao docente selecionado, de forma semelhante ao processo descrito anteriormente. O procedimento deve ser repetido até a inclusão de todos os docentes desejados, com suas respectivas categorias.
Depois disso, selecione “Próximo” e, em seguida, a opção “Calcular Indicadores” para que a plataforma gere todos os indicadores da APCN simulada.
Após alguns segundos, o usuário será direcionado para a tela de “Comparação”, onde poderá visualizar os indicadores da APCN simulada em contraste com a média dos programas. Nessa tela, também é possível adicionar programas específicos e alterar a média utilizada como referência de comparação.
A simulação é, portanto, uma ferramenta valiosa para analisar o impacto da entrada e saída de docentes em um programa de pós-graduação e, ao mesmo tempo, avaliar a viabilidade de um APCN. Esse recurso possibilita decisões mais assertivas quanto ao processo de credenciamento de docentes, considerando o impacto direto nos indicadores do PPG.
Stela Experta©-PG: uma ferramenta completa para a simulação do quadro de docentes para projeção dos índices do programa
Como já foi visto, as funcionalidades de Simulações e APCNs facilitam e otimizam o planejamento do quadro de docentes, permitindo melhor projeção dos índices dos PPGs, sejam eles novos ou já existentes. A Plataforma Stela Experta©-PG, por meio de seu módulo de simulação, possibilita a realização de diversos ensaios e a avaliação de diferentes cenários, que demonstram de forma clara o impacto das mudanças na configuração de um programa. Assim, o processo de criação e aprimoramento de programas de pós-graduação torna-se mais fácil e preciso.
A Stela Experta©-PG pode simular a criação de um programa, projetar índices e compará-los com programas semelhantes na mesma área de avaliação, levando em consideração critérios semelhantes aos da avaliação quadrienal da CAPES. Essa análise comparativa proporciona às instituições uma visão mais clara do impacto e da viabilidade do programa proposto, permitindo ajustes e melhorias antes mesmo de sua implementação.
Dessa forma, o módulo de simulação disponível na Plataforma Stela Experta©-PG é indispensável para o desenvolvimento e o aprimoramento de programas de pós-graduação. Por meio de sua flexibilidade e capacidade de análise, auxilia as instituições a tomar decisões mais assertivas, claras e objetivas. Além disso, o apoio do Stela Experta©-PG garante que as instituições avancem de maneira mais confiante na construção de programas de qualidade e excelência, fortalecendo o sucesso e a relevância de seus PPGs na comunidade acadêmica.
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.
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