Roteiro de Avaliação de Artigos Científicos dos Cursos de Pós-Graduação
As instituições de ensino superior, além de proporcionar formação acadêmica aos seus alunos, são um importante espaço de produção científica. Promovem o avanço de pesquisas e compartilhamento de ideias e descobertas para fora do mundo acadêmico por meio de artigos científicos. Independente da área, a produção científica é extremamente importante na produção de conhecimento e os artigos costumam apresentar essas informações e ideias de forma dinâmica e objetiva.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), “o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ele apresenta o resultado de uma pesquisa, e é uma fonte importante que contribui e dissemina a democratização do conhecimento, além de possibilitar que os pesquisadores de determinada área sejam reconhecidos.
A produção de artigos científicos, em diversas instituições de ensino superior, é ainda uma das formas utilizadas para avaliar os estudantes medindo sua produtividade, principalmente em relação àqueles que recebem algum privilégio da universidade ou são bolsistas. Além disso, a produção de artigos científicos por seus docentes e discentes também é utilizada para avaliar a própria instituição de ensino e seus programas de pós-graduação.
Assim, o objetivo de um artigo científico é compartilhar informações, dando acesso a pesquisadores, estudantes e outros profissionais, que também se beneficiam com os dados divulgados. Nesse contexto, é de grande responsabilidade a avaliação de artigos científicos, bem como os cuidados éticos e metodológicos relacionados ao processo de revisão.
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A importância da Avaliação de Artigos Científicos
Uma das etapas mais importantes no processo de publicação de artigos científicos é sua avaliação. Esse processo envolve tanto uma análise mais subjetiva, como a aplicação de instrumentos objetivos que atenuam imperfeições ou injustiças. Em outros termos, pode-se dizer que a reformulação em um ou mais tópicos, pode ser mais adequada do que simplesmente rejeitar o artigo.
A avaliação do artigo científico pode ser considerada como um processo pedagógico, no qual o avaliador pode sugerir alguma reformulação ou orientação do tipo de escrita mais adequado, antes de apenas se limitar a dizer “sim” ou “não” quanto à sua publicação.
Durante o processo de avaliação do artigo científico, é importante ainda que o avaliador tenha o máximo de respeito aos autores do trabalho, já que normalmente a pesquisa costuma ser o resultado de um árduo trabalho em equipe. Além disso, a expectativa dos autores para que seu trabalho seja aprovado para publicação costuma ser grande. Assim, uma avaliação adequada, mesmo que não aprove a publicação, pode ser um grande incentivo aos autores a não desistirem de publicar.
Roteiro de Avaliação de Artigos Científicos
A avaliação de artigos científicos, sejam eles para publicação em revistas, periódicos ou eventos, costuma seguir uma mesma linha de avaliação, que todo avaliador deve estar ligado durante as revisões finais do artigo. Entre elas estão: a relevância, originalidade, mérito técnico-científico, apresentação, organização e legibilidade, além da apresentação de referências. É bom lembrar ainda que cada banca pode ter seus próprios critérios de avaliação.
No sentido de aprimorar o processo de avaliação dos artigos científicos, é indicado o seguinte roteiro:
Leitura superficial do artigo
Antes de se ater aos detalhes técnicos do manuscrito, é preciso uma leitura de rastreamento da ideia central do texto, que permita ao avaliador verificar o emprego correto da Língua Portuguesa. Sempre que necessário, ele deve solicitar a revisão e a correção da ortografia, da pontuação e da gramática de todo o texto.
Para dar mais fluidez ao artigo, os avaliadores devem orientar os autores a elaborarem frases mais curtas para que o conteúdo seja bem entendido. Mesmo assim, em alguns casos, será necessário uma avaliação mais profunda. A rejeição do artigo, nesses casos, não é porque a ideia da pesquisa foi ruim, mas pela forma que foi apresentada.
Outro detalhe importante, é a padronização dos termos para facilitar a comunicação entre os outros pesquisadores da área. Assim, o avaliador deve sempre sugerir que os termos estejam cadastrados na lista de vocábulos da Academia Brasileira de Letras, ou que sejam termos legitimados pelo uso frequente.
Pesquisa de possível plágio
Rastrear plágios pode otimizar o tempo do avaliador, já que, ao detectá-lo, pode optar por não continuar a avaliação. Existem diversos aplicativos gratuitos e/ou pagos para auxiliar nessa tarefa. É importante ainda, ter o cuidado quando o software detectar plágio, de observar se não foi apenas um erro de citação, ou seja, se o autor não fez a citação direta no formato exigido. Nesse caso, cabe ao avaliador, orientar a forma adequada.
Quando o plágio é detectado, o avaliador deve comunicar aos editores do periódico, assim como deve escrever para os autores para que reformulem o texto respeitando os direitos autorais. Al~em disso, pode ainda indicar um material para estudo.
É bom lembrar ainda que avaliar a presença de plágio ou equívocos nas citações por parte dos autores dos manuscritos, é uma responsabilidade compartilhada com toda a equipe editorial da publicação científica.
Revisão das citações
Aqui, é preciso conferir se cada citação no texto está na lista de referências, e ainda, se cada referência listada está citada no texto. Assim como é preciso checar a grafia dos sobrenomes dos autores e se o ano informado da publicação confere na citação. O editor de textos Microsoft Word pode auxiliar nessa função.
Para enriquecer ainda mais o trabalho, o avaliador também pode sugerir autores importantes no tema. Apesar de não ter o compromisso de revisar as referências uma a uma, o que é função dos revisores da revista, considera-se uma gentileza do avaliador, quando ele efetua essa tarefa.
Análise do problema, objetivos, hipóteses
O problema ou a situação-problema, é a dúvida central da pesquisa. E há diversas formas de apresentá-los. O importante é deixar claro o contexto de investigação e o objeto de estudo na introdução do artigo. Já os objetivos são as ações necessárias para responder à questão central, assim como as secundárias de pesquisa.
A hipótese é uma suposição, uma resposta esperada para o problema da pesquisa. Dependendo da quantidade de questões, pode-se utilizar mais de uma hipótese. Elas devem ser frases diretas, sucintas e claras escritas na afirmativa e no tempo presente.
Avaliação da justificativa e relevância
A justificativa da pesquisa apresenta a importância do estudo, e qual a finalidade da pesquisa dessa pesquisa. Já a relevância, refere-se a importância social da pesquisa para o atual momento histórico e quem terá benefícios com seus resultados. Os dois itens devem estar na introdução do trabalho.
Quando o avaliador constata a falta ou a falha na apresentação desses itens, na introdução do trabalho, pode lembrar do seu papel pedagógico e indicar leituras básicas que auxiliem os autores a melhorar sua apresentação.
Análise da metodologia empregada
Na avaliação da metodologia empregada, deve-se entender os métodos empregados na pesquisa científica. Como o trabalho será lido por pessoas de diferentes níveis acadêmicos, o texto deve ser claro e detalhado para que o leitor possa compreender de que forma o autor realizou a pesquisa e a importância de cada procedimento. É na metodologia que se detecta se os procedimentos utilizados são adequados aos objetivos propostos, se as variáveis investigadas estão justificadas ou se há hipóteses.
Avaliação dos resultados
Há diferentes formas de apresentar os resultados da investigação. O importante é que estejam em coerência com os objetivos e respondam às hipóteses. Eles podem ser apresentados em forma de textos, gráficos e tabelas. Outro detalhe importante, é avaliar se tudo o que foi investigado e descrito na metodologia, apresenta os resultados no texto.
Quanto às ilustrações, as tabelas devem ser autoexplicativas e não devem repetir informações presentes no texto. Já os gráficos, permitem uma visualização mais rápida dos dados investigados.
Análise da discussão
Na discussão, os autores devem fazer uma reflexão sobre sua pesquisa, considerando a literatura científica atual da área. O avaliador identifica se as ponderações apresentadas são coerentes com os objetivos e as hipóteses expostas na introdução do artigo. Assim como, deve identificar também, se apresenta material academicamente qualificado para o propósito exposto, e se ele é atual. Isso não quer dizer que obras clássicas da área não possam ser utilizadas – o que mostra a importância de o avaliador ser um expert na área do estudo.
Avaliação do resumo e das palavras-chave
Um dos primeiros itens avaliados é o resumo, que costuma ser consultado com frequência. A ideia é verificar se há coerência entre ele e o que está escrito no corpo do texto. Quanto às palavras-chaves, os termos devem estar cadastrados nos tesaurus e dicionários específicos de cada área. Outra sugestão, é não repetir os termos usados no título, com a finalidade de evitar a repetição de informações e ampliar as chances de recuperação do trabalho nas bases de dados acadêmico-científicas.
Verificação das referências
Como já foi visto, a lista de referências deve conter apenas o que foi citado no texto. Alguns programas de gerenciamento podem auxiliar na padronização de referências bibliográficas. Entre eles, o Mendeley (2017) e o Endnote Web (MyEndNoteWeb, 2017), assim como o Mecanismo Online para Referências (More).
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