Ir para o conteúdo
StelaTek
  • Quem somos
  • Soluções
    • Stela Experta© – Módulo Pesquisa
    • Stela Experta© – Módulo Pós-Graduação
  • Clientes
  • Materiais ricos
  • Blog
  • Contato
  • Teste gratuito
  • Acessar Plataforma
StelaTek
  • Quem somos
  • Soluções
    • Stela Experta© – Módulo Pesquisa
    • Stela Experta© – Módulo Pós-Graduação
  • Clientes
  • Materiais ricos
  • Blog
  • Contato
  • Teste gratuito
  • Acessar Plataforma

Como medir a Contribuição Científica dos Docentes em um Programa de Pós-graduação a partir do Currículo Lattes?

Elisabete Alhadas | Postado em março 16, 2024 |

Contribuição Científica dos Docentes em um Programa de Pós-graduação - Professor negro feliz durante uma aula na universidade

Entenda o que é preciso para avaliar adequadamente a contribuição científica dos docentes e veja como a tecnologia é uma excelente aliada neste processo.

Na esfera acadêmica, a qualidade de um programa de pós-graduação está intrinsecamente ligada à contribuição científica dos seus docentes. A busca incessante pelo conhecimento, as pesquisas inovadoras e a produção acadêmica significativa enriquecem a experiência dos estudantes, além de moldarem a reputação e o impacto positivo gerado pela IES na sociedade. 

O principal meio para avaliar essa contribuição é o Currículo Lattes, contudo, existe uma infinidade de conteúdos dentro da plataforma. Consultá-la sem o auxílio de uma ferramenta tecnológica, com filtros e outras funções, pode tornar a avaliação da contribuição científica dos docentes um processo extenso e sem total certeza dos resultados adquiridos. 

Nesse artigo, exploraremos a relevância da contribuição científica dos docentes de um programa de pós-graduação para avaliação Capes, como a tecnologia pode ajudar neste processo e, no final, apresentaremos como o Módulo de Pós-Graduação Experta©-PG pode simplificar, acelerar e entregar maior confiabilidade nesse processo de avaliação. 

Vamos desbravar o papel essencial dessa ferramenta na análise da excelência acadêmica e na construção de programas de pós-graduação que verdadeiramente se destacam no cenário educacional.

Boa leitura!

Conteúdo deste Post

  • Avaliação Capes: a importância da produção científica dos docentes de um programa de pós-graduação
  • Como a tecnologia pode ajudar na medição da contribuição científica dos docentes?
    • Acesso às informações de forma rápida e eficiente
    • Análise quantitativa e qualitativa
    • Simplificação dos processos de avaliação de impacto 
    • Gestão eficiente de dados
    • Colaboração e redes acadêmicas
    • Avaliação contínua
    • Acesso global
    • Inovação e interdisciplinaridade
  • Stela Experta© – Módulo Pós-Graduação: uma ferramenta completa para monitorar a produção científica dos docentes dos seus PPGs
    • Medição da Contribuição Científica dos Docentes em um Programa de Pós-graduação utilizando a Plataforma Stela Experta©

Avaliação Capes: a importância da produção científica dos docentes de um programa de pós-graduação

A Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é um marco crucial para a qualidade e reconhecimento de programas de pós-graduação no Brasil. Dentro desse processo, a produção científica dos docentes é um dos pilares fundamentais para a avaliação e classificação dos programas. 

A Capes, como órgão responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu no país, utiliza indicadores específicos para mensurar a contribuição dos docentes no avanço do conhecimento em suas áreas.

Nesse cenário, a contribuição científica dos docentes, conforme registrada no Currículo Lattes, desempenha um papel central. Publicações em periódicos de renome, participação em eventos científicos, orientações de dissertações e teses, e outros elementos relacionados à pesquisa compõem uma análise criteriosa feita pela Capes. Esses indicadores são os reflexos da dedicação e do impacto que os docentes têm no desenvolvimento científico e acadêmico.

Ao considerar a contribuição científica dos docentes, a Capes busca não apenas quantificar as publicações, mas também avaliar a qualidade, a relevância e a inserção internacional dessas contribuições. Programas de pós-graduação com docentes engajados em pesquisas de alto nível elevam sua própria reputação e contribuem para a projeção internacional da pesquisa brasileira.

Portanto, a contribuição científica dos docentes na Avaliação Capes gera indicadores que influenciam diretamente nas notas atribuídas aos programas de pós-graduação. E os resultados dessa avaliação impactam o financiamento, a visibilidade e o prestígio dos programas, evidenciando a estreita relação entre a excelência acadêmica dos docentes e o sucesso global de um programa de pós-graduação no cenário educacional brasileiro.

Como a tecnologia pode ajudar na medição da contribuição científica dos docentes?

Para analisar a contribuição dos docentes em um programa de pós-graduação, o gestor enfrenta o desafio de tabular a produção técnico-científica de cada professor manualmente. Essa abordagem individualizada inclui a análise do currículo Lattes de cada docente e a avaliação da qualidade de suas contribuições por meio da consulta ao Qualis Periódicos em um período específico. No entanto, com o suporte de uma solução tecnológica, esse processo de avaliação torna-se substancialmente mais simples, rápido e confiável.

A tecnologia, como um recurso amplo e evolutivo, além de transformar a avaliação em algo mais simples, ágil e confiável, também impacta positivamente vários aspectos desse processo.  Com o suporte de uma solução tecnológica específica para esse fim, as IES recebem auxílio em diversas frentes, como:

Acesso às informações de forma rápida e eficiente

Tecnologias proporcionam um acesso mais rápido e eficiente às informações sobre a produção científica dos docentes. Isso agiliza a coleta e análise de dados relevantes, permitindo uma avaliação mais dinâmica e de forma atualizada.

Análise quantitativa e qualitativa

A tecnologia possibilita análises mais abrangentes, tanto quantitativas quanto qualitativas, da produção científica. Isso permite uma compreensão mais profunda da qualidade, do impacto e da consistência das contribuições dos docentes ao longo do tempo.

Simplificação dos processos de avaliação de impacto 

Ferramentas tecnológicas facilitam a avaliação do impacto da produção científica, medindo a visibilidade e a influência das pesquisas em diferentes comunidades acadêmicas. Essa análise contribui para uma compreensão mais completa da relevância do trabalho dos docentes.

Gestão eficiente de dados

Tecnologias de gestão de dados simplificam o processo de coleta, organização e recuperação de informações relacionadas à produção científica. Isso reduz a carga administrativa e permite uma análise mais eficiente.

Colaboração e redes acadêmicas

Plataformas online facilitam a colaboração entre docentes, promovendo redes acadêmicas mais amplas. Essa interconexão fortalece o impacto da pesquisa e enriquece a contribuição científica por meio de parcerias e trocas de conhecimento.

Avaliação contínua

A tecnologia viabiliza uma avaliação contínua e em tempo real da contribuição científica dos docentes. Isso contrasta com abordagens mais tradicionais, permitindo ajustes e adaptações conforme os novos dados e os resultados se tornam disponíveis.

Acesso global

Tecnologias on-line transcendem fronteiras geográficas, proporcionando acesso global à produção científica dos docentes. Isso amplia a visibilidade de suas contribuições, possibilitando uma avaliação mais inclusiva e abrangente.

Inovação e interdisciplinaridade

A tecnologia incentiva a inovação e a interdisciplinaridade, permitindo que docentes explorem novas formas de pesquisa e colaboração. Essa abordagem inovadora contribui para uma avaliação mais dinâmica e alinhada com as demandas emergentes da comunidade científica.

Assim, a tecnologia ao simplificar processos, aprimorar análises e promover colaborações, desempenha um papel fundamental na avaliação da contribuição científica dos docentes, proporcionando uma visão mais precisa do seu real impacto na comunidade acadêmica.

Stela Experta© – Módulo Pós-Graduação: uma ferramenta completa para monitorar a produção científica dos docentes dos seus PPGs

O Experta©-PG (Avaliação dos PPGs da instituição) é um módulo de apoio à avaliação e benchmarking da performance dos Programas de Pós-graduação da sua Instituição de Ensino Superior (IES).

Por meio do módulo de Pós-Graduação, os gestores de PPGs podem conduzir análises de maneira simplificada e rápida. Ao selecionar o curso desejado e filtrar os docentes permanentes, a plataforma oferece uma visão abrangente da contribuição científica do grupo.

O módulo utiliza dados importados diretamente da Plataforma Sucupira para apresentar indicadores sobre os PPGs da instituição.

Os gestores poderão analisar a performance dos programas na última avaliação quadrienal da Capes e comparar com a performance alcançada até o momento na nova quadrienal, bem como, comparar sua performance com a de outros programas da mesma área, nota, região, etc..

O módulo disponibiliza diversos indicadores que foram utilizados pelas 49 áreas de avaliação da Capes, permite conhecer a performance individual dos PPGS e dos docentes associados aos programas sobre diversos critérios, bem como compará-la com seus pares.

A análise da produção técnico-científica dos docentes também é facilitada, permitindo a visualização das contribuições do corpo docente ao longo do tempo. Essa análise abrange artigos, capítulos de livros, livros e trabalhos publicados em anais de eventos.

O sistema oferece a capacidade de comparar a produção de diferentes docentes, identificando padrões de desempenho individual ao longo dos anos. A análise dos extratos Qualis Periódicos proporciona uma compreensão detalhada da distribuição da produção, permitindo aos gestores identificar áreas de destaque e aprimoramento.

Além disso, o Experta©-PG possibilita simular o impacto na produtividade do programa com a entrada ou saída de docentes, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Essa funcionalidade permite uma análise proativa dos indicadores de produtividade antes de efetuar mudanças no corpo docente.

Em resumo, o Módulo Pós-Graduação – Experta©-PG, emerge como um aliado fundamental na medição da contribuição científica dos docentes, simplificando os processos, oferecendo insights valiosos e tornando o processo de avaliação mais eficiente para os coordenadores e gestores dos PPGS.

Quer conhecer a fundo nossa ferramenta? Clique aqui e veja todas as funcionalidades e facilidades que ela pode oferecer ao seu Programa de Pós-Graduação.

Medição da Contribuição Científica dos Docentes em um Programa de Pós-graduação utilizando a Plataforma Stela Experta©

Para iniciar, o gestor deve selecionar a opção “Quem são as pessoas da instituição?” no módulo “Pessoas” da plataforma. Em seguida, deve escolher dentro da seção “Informações da instituição” o curso de pós-graduação que será analisado.

No exemplo a seguir, foi selecionado o curso de “Mestrado e Doutorado em Odontologia”, por meio do filtro “Curso de atuação”, e apenas seus docentes permanentes para esta análise, por meio da opção “Professor” do filtro “Perfil no curso”, vide imagem 2 apresentada a seguir.

Imagem 2 – Filtros da Plataforma Stela Experta© para selecionar o curso que será analisado e o perfil dos docentes que se pretende considerar na análise

Assim, encontramos rapidamente as nove pessoas que atuam como docentes permanentes no curso de Odontologia, vide imagem 3.

Imagem 3 – Pessoas que atuam no curso de Mestrado e Doutorado em Odontologia

Para conferir, por exemplo, a contribuição científica do grupo de nove professores do programa de pós-graduação em Odontologia no quadriênio de 2021 a 2024, o gestor da IES só precisa acessar o módulo “Produções” e selecionar a opção “Qual é o perfil das produções da instituição?” para mostrar as produções técnico-científicas do corpo docente do curso e aplicar o filtro “Ano de produção” com o quadriênio desejado, conforme ilustrado nas imagens 4 e 5 a seguir.

Imagem 4 – Consultar as produções dos nove docentes
Imagem 5 – Indicadores que apresentam o perfil das produções geradas entre 2021-2024 pelos docentes do PPG em Odontologia

Dessa forma, o gestor perceberá que os docentes do PPG produziram no quadriênio 2021-2024 da avaliação Capes um total de 127 artigos publicados em periódicos, 21 capítulos de livros, 1 livro, 32 trabalhos publicados em anais de eventos, já descontadas as redundâncias em função das coautorias.

O gestor poderá verificar facilmente qual é a distribuição dos artigos publicados em periódicos por estrato Qualis considerando a área de avaliação do programa. Para tal, basta ele acessar a seção “Informações de outras fontes” e utilizar o filtro “Qualis Periódicos”, indicando em seguida a área de avaliação de “Odontologia”.

Após aplicar este filtro, a plataforma apresentará um novo gráfico contendo a distribuição dos 119 artigos do programa publicados em periódicos com estrato Qualis entre A1 e C na área indicada, como é possível ver na Figura 4.

Imagem 6 – Distribuição dos artigos publicados em periódicos entre 2021 e 2014 por estrato Qualis segundo a área de avaliação “Odontologia”

Utilizando a opção “Faça um comparativo entre as produções da instituição” e indicando a opção de comparação por “Curso de atuação”, o gestor terá imediatamente em mãos um raio x da performance individual de cada docente do programa ao longo da quadrienal. Será muito simples comparar e identificar quem são os docentes mais, ou menos, produtivos em cada ano e quem tem o maior número de publicações qualificadas.

Imagem 7 – Consultar comparativo entre as produções da instituição utilizando filtro por Curso de atuação

A Figura 8 apresenta, por exemplo, a evolução temporal da produção de artigos de cada docente do PPG entre 2021 e 2024. No primeiro gráfico, identificamos facilmente que o professor Flávio foi quem mais produziu artigos qualificados em todos os anos da quadrienal, tendo publicado 51 artigos no período.

Imagem 8 – Distribuição de produções por enquadramento funcional do autor

Por outro lado, o segundo gráfico nos permite comparar os docentes em função do total de artigos publicados em cada estrato Qualis no mesmo período. Pode-se verificar que quem mais produziu artigos A1, por exemplo, foi o professor José, tendo publicado 27 artigos nesse estrato.

Cabe salientar que a Plataforma Stela Experta© irá considerar automaticamente a produção com redundância na análise comparativa entre docentes e descartará as redundâncias quando a análise tratar do programa em si.

Imagem 10 – Distribuição de artigos por estrato Novo Qualis
Plataforma Stela Experta©

💻‍ Plataforma Stela Experta©

Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs

Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.

Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.

Solicite Teste 100% Gratuito

Confira também:

➜ Pesquisa Científica e sua importância na comunidade acadêmica

➜ Evasão no ensino superior: conheça as causas e medidas preventivas

➜ Avaliação dos docentes da IES: entenda a importância e como fazer

➜ Quais são as competências necessárias para ser Coordenador de Programa de Pós-Graduação?

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Navegação de post← Post AnteriorPróximo Post →

Posts recentes

  • Entenda como funciona o fator de impacto CiteScore
  • Google Acadêmico: o que é, para que serve e como utilizar
  • O que são Fatores de Impacto de Periódicos?
  • ResearchGate: conecte-se a uma comunidade global de pesquisa
  • Conheça 4 tipos de relatórios para aprimorar a gestão de programas de pós-graduação stricto sensu

Comentários

    Rua Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, 32 6° andar - Sala 703 - Itacorubi Florianópolis - Santa Catarina - Brasil CEP 88034-050