5 funcionalidades da Stela Experta© para análise de produção científica
Gastar menos tempo na geração de relatórios e indicadores da produção científica de uma instituição de ensino superior pode simbolizar um ganho significativo no momento da análise dos números, pensando na implantação de melhorias e de políticas na IES para avançar na avaliação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Em geral, o currículo Lattes é a principal fonte de informação para geração desse tipo de relatório. Quando a totalização das informações é feita manualmente, além de tomar muito tempo dos gestores, ser suscetível a muitos erros, ao final apresentará uma fotografia do passado recente e não a situação real do momento.
E se sua instituição pudesse contar com uma ferramenta que utiliza como fonte de informação o CV-Lattes além de outras bases como Qualis Periódicos da Capes, grupos de pesquisa do CNPq, JCR, SJR e Scopus h-index dos periódicos, para geração de relatórios e indicadores de produção científica em poucos cliques? Essa é a proposta da plataforma Stela Experta©, uma ferramenta analítica que permite ao gestor realizar em tempo real inúmeras combinações de filtros para gerar os relatórios e indicadores do seu interesse.
>>>Confira cases de sucesso de instituições que já estão se beneficiando da plataforma
Neste artigo vamos apresentar cinco funcionalidades da solução Stela Experta© que auxiliam e agilizam a análise da produção científica de sua IES. Confira:
Conteúdo deste Post
1 – Análise da produção científica
A Stela Experta© concentra em uma plataforma única as informações das fontes citadas acima e oferece diversos filtros para pesquisa de produção científica, permitindo que os gestores das IES analisem as publicações sob diferentes óticas:
- Por tipo da produção (artigo, livro, capítulo de livro, patentes e registros, participação em bancas, orientações concluídas ou em andamento, textos em jornal ou revista etc.);
- Por um determinado intervalo de anos da publicação;
- Pelas área de conhecimento da produção;
- Por temas de interesse digitados livremente pelo gestor;
- Produções dos grupos de pesquisa da IES;
- Pela unidade de lotação e cursos de atuação dos autores;
- Produções por estrato Qualis, segundo cada área de avaliação da Capes;
- Produções por fator de impacto dos periódicos nos quais foram publicadas (i.e. JCR, SJR, Scopus h-index, e em breve o SNIP).
2 – Análise de projetos da instituição
A solução Stela Experta© permite também analisar os projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico que estão sendo conduzidos pelos profissionais da instituição – atividades de suma importância para a evolução da própria produção científica na IES.
Além de utilizar uma grande diversidade de filtros de pesquisa para listar os projetos, também é possível visualizar a totalidade de dados que os descrevem e conhecer o perfil dos projetos por meio de indicadores. Com os filtros disponíveis na solução é possível criar segmentações de análise dos projetos como por exemplo:
- Por natureza (pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico, outra);
- Por nome ou país da instituição de execução do projeto – visão que ajuda a entender como se dá a internacionalização da atuação dos profissionais da IES;
- Por nome ou país da instituição de financiamento;
- Por natureza do financiamento recebido pelos projetos (auxílio financeiro, bolsa, cooperação, remuneração, outro);
- Por intervalo de anos de início ou finalização dos projetos;
- Por nível da formação dos alunos envolvidos nos projetos (doutores, mestres, especialistas, graduados);
- Por temas de interesse digitados livremente pelo gestor;
- Projetos dos grupos de pesquisa da IES;
- Pela unidade de lotação e cursos de atuação dos participantes nos projetos.
Caso o docente tenha associado itens de produção C&T aos seus projetos no preenchimento do currículo Lattes, a Stela Experta© irá apresentar em detalhes essas produções.
3 – Análise de grupos de pesquisa
Os grupos de pesquisa também exercem importante papel no desenvolvimento da produção científica de uma IES. Como ambientes de troca e colaboração entre pesquisadores, os grupos impulsionam as publicações C&T. Com a plataforma Stela Experta© é possível acompanhar mais de perto o trabalho realizado por eles. A solução permite ao gestor conhecer o perfil dos grupos de pesquisa e a sua produção científica. Alguns exemplos de análises que podem ser realizadas:
- Produção C&T e projetos de P&D por grupo de pesquisa;
- Pesquisadores integram grupos de pesquisa da IES;
- Grupos por área do conhecimento predominante de atuação;
- Grupos que trabalham em linhas de pesquisa de determinada área do conhecimento;
- Grupos que possuem equipamentos e softwares para uso compartilhado;
- Distribuição dos grupos por ano de sua formação.
- Distribuição dos grupos por unidade de lotação e cursos de atuação dos seus integrantes.
4 – Análise da produção C&T sem redundâncias
A plataforma Stela Experta© agrupa automaticamente as produções C&T semelhantes, a partir da comparação de diversas informações. Assim, quando o gestor estiver analisando a produção de grupos de docentes ou de programas de pós-graduação poderá obter relatórios e indicadores eliminando a dupla contagem, típica das co-autorias.
Quando dois professores escrevem um artigo juntos, por exemplo, a informação estará presente no currículo de ambos. Nesses casos, a plataforma identifica que é uma produção única e contabiliza apenas um item. No entanto, quando o gestor desejar analisar os docentes individualmente, todas as suas produções serão consideradas.
5 – Exportação de relatórios e indicadores para planilhas
Uma das funcionalidades que mais auxiliam os gestores das IES na análise da produção científica é a capacidade de geração dinâmica de relatórios e indicadores, a partir das necessidades específicas em cada instância de análise. Todos os relatórios e indicadores gerados a partir da plataforma Stela Experta© sobre a produção C&T, projetos de P&D e grupos de pesquisa podem ser exportados para Excel. Dessa forma, o gestor pode otimizar seu trabalho, utilizando os dados e gráficos em apresentações e relatórios.