Como identificar fortalezas e lacunas de conhecimento em sua IES

Tão importante quanto saber o perfil das expertises dos colaboradores de uma instituição de ensino e pesquisa e de sua produção técnico-científica é conhecer as concentrações e as lacunas de conhecimento que existem na IES. Este tipo de identificação, muito difícil – para não dizer impossível – de fazer de forma manual quando necessitamos analisar um conjunto de pessoas (ex: docentes de um curso de graduação, colaboradores que atuam em uma determinada área do conhecimento), pode ser feita com bastante facilidade utilizando a tecnologia da Plataforma Stela Experta©.
Mas por que é importante conhecer as fortalezas e as lacunas de conhecimento em sua IES? São diversas as situações que o gestor se depara no cotidiano e que necessitam de uma tomada de decisão. Por exemplo, como o gestor poderá medir a perda de conhecimento quando um docente se aposenta ou se desliga do curso? Identificar qual é o docente, dentro de um conjunto de pessoas disponíveis para ingressar na IES, que tem as expertises mais adequadas e alinhadas com as necessidades de um curso de graduação/pós-graduação da instituição nem sempre é tarefa fácil.
A identificação de expertises também pode ajudar o gestor a determinar se no quadro atual de colaboradores já têm todos os nomes que precisa para abrir um novo curso de pós-graduação/extensão, ou se ele terá que procurar outros nomes no mercado. Utilizando as tecnologias da plataforma Stela Experta© é possível analisar com profundidade as expertises disponíveis na instituição e identificar eventuais concentrações ou lacunas de conhecimento. Com recursos de análise dessa natureza o gestor poderá ainda identificar gaps e oportunidades em função dos temas associados aos artigos produzidos e a outras produções técnico-científicas da IES e procurar induzir, se necessário, pesquisas em áreas estratégicas que a instituição ainda não está trabalhando.

Como a Stela Experta© identifica as concentrações e lacunas de conhecimento

Utilizando tecnologias e técnicas da engenharia do conhecimento, a plataforma indexa um grande conjunto de informações sobre o perfil das pessoas, suas produções e projetos registrados nos currículos Lattes e sobre os grupos de pesquisa da instituição. Na indexação a solução utilizada uma grande base de termos, oriunda da consolidação de todas as palavras-chave utilizadas pelos pesquisadores que têm currículo cadastrado na Plataforma Lattes e dos termos mantidos pela DBpedia, a qual considera termos em diversos idiomas.
A Stela Experta© procura pela ocorrência desta enorme variedade de termos em diversos campos do currículo Lattes, como por exemplo as palavras-chave da área de atuação e da formação da pessoa, palavras-chave, título e informações adicionais das produções CT&A, título e descrição dos projetos de P&D, bem como nas palavras-chave, nome, objetivo e repercussão da linhas de pesquisa dos grupos da instituição.
Os termos indexados serão posteriormente apresentados em mapas de tópicos e nuvens de termos mais citados pelas pessoas nas suas atuações, formações, produções, projetos e grupos de pesquisa da instituição. Todo este conjunto de informações auxilia na identificação de fortalezas e de lacunas de conhecimento em uma instituição de ensino superior.
Com os mapas e nuvens de tópicos é possível identificar, por exemplo, a ausência de alguns termos que eram esperados considerando os docentes de um determinado curso, bem como a concentração de conhecimento dos docentes em torno de determinados temas. É possível identificar também os temas relacionados à produção técnico-científica e aos projetos de P&D de um determinado grupo de docentes ou da própria instituição ao longo dos anos.
O gestor poderá identificar ainda as temáticas mais relacionadas às linhas de pesquisa de seus grupos cadastrados no DGP/CNPq e verificar quem são as pessoas que mais contribuem com determinados conhecimentos, tendo assim um raio-x das expertises dos colaboradores e dos grupos de pesquisa.
A solução também permite ao gestor identificar o impacto na perda de conhecimentos em função da saída de um determinado docente, bem como conhecer os conhecimentos que seriam agregados ao grupo com inclusão de uma determinada pessoa.
Estudos dessa natureza são muito difíceis, morosos e suscetíveis a erros quando realizados sem o apoio da tecnologia. Com a Plataforma Stela Experta© o gestor poderá realizar seus estudos em cliques de mouse. Sem o uso de tecnologia o gestor ou sua equipe teria que analisar os currículos Lattes individualmente, tabular os termos mais utilizados e os seus relacionamentos, tarefa muito difícil de ser executada manualmente.

Um exemplo prático de como identificar concentrações e lacunas de conhecimento com a Stela Experta©

Para que você compreenda melhor como é possível identificar fortalezas e lacunas de conhecimento em sua instituição utilizando a Plataforma Stela Experta©, vamos apresentar um exemplo prático. Tendo em vista sua necessidade, primeiramente será necessário selecionar a dimensão de análise: pessoas, produções, projetos ou grupos de pesquisa.
Por exemplo, se desejar conhecer o perfil de conhecimento dos docentes de determinado curso da instituição, deve-se acessar a opção “Quem são as pessoas da instituição” na tela inicial da Stela Experta© e em seguida utilizar os filtros para identificar o curso de seu interesse, por meio do filtro “Curso de atuação” da opção “Informações da instituição”. Vamos trabalhar, neste exemplo, com os docentes de um curso de mestrado e doutorado em Odontologia. Após aplicar o filtro você terá identificado nove docentes, conforme demonstrar a tela a seguir.
 
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Como o que nos interessa é conhecer o perfil dos conhecimentos mais recorrentes no grupo de docentes do curso, o passo seguinte é selecionar a pergunta “Com quais temáticas as pessoas da instituição trabalham?” Ao fazer esta seleção será apresentada a constelação de termos utilizados com mais frequência nos currículos dos docentes, bem como as relações entre os termos mais citados, considerando, por padrão, as palavras-chave da área de atuação e da formação dos docentes do curso selecionado, as palavras-chave e títulos de suas produções CT&A, os títulos e as descrições dos seus projetos de P&D registrados no CV-Lattes.
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A Plataforma Stela Experta© permite que o analista configure a nuvem de termos para realizar uma análise mais detalhada. Por definição, o sistema apresenta no centro do mapa os 6 termos que ocorrem com mais frequência nos currículos. Mas é possível aumentar este número para até 10 termos, acessando a opção “Configurações adicionais” e, na sequência, abrindo o item “Configurações do mapa” – “Tópicos centrais”. Ao aumentar o número de termos centrais consegue-se fazer uma análise mais aprofundada, porque não são raras as vezes em que a diferença entre os termos que aparecem em sexto, sétimo ou oitavo lugar, por exemplo, é muito pequena.
 
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Uma outra forma de aprofundar a análise é aumentando o número de interligações (chamada de “ramificações” na solução) entre os termos mais utilizados pelos docentes. Por definição, a Plataforma Stela Experta© apresenta os 3 termos que co-ocorrem com mais frequência com o termo específico. O número de ramificações pode ser aumentado para até 6. Desta forma, o analista obterá um mapa ainda mais completo sobre os termos com maior frequência e as suas correlações, o que pode facilitar, por exemplo, na escolha de temáticas para um novo curso de extensão ou especialização que sejam mais afinadas com os conhecimentos produzidos pelo quadro docentes atual.
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Também é possível configurar o número de níveis do mapa de termos. Por definição, a Plataforma Stela Experta© trabalha com 3 níveis, mas é possível ampliar este número para até 6. Ao acrescentar mais níveis de análise será possível obter ainda mais detalhes sobre a especialização do corpo docente, podendo, mais uma vez, identificar fortalezas e lacunas de conhecimento que poderão ser preenchidas para trazer um resultado ainda melhor para o curso de pós-graduação.
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O mapa de termos facilita também a identificação dos talentos que estão à sua disposição. Ao clicar no número que aparece sobre uma aresta de interligação, a Plataforma Stela Experta© apresenta quem são as pessoas do curso que citaram os referidos termos em seus currículos Lattes. Com esta análise é possível saber o quanto determinado conhecimento é disseminado no programa ou mensurar se ele é trabalhado por poucos docentes.
Sempre que você tiver interesse na análise de um tema específico, como no exemplo a seguir “Endodontia”, basta clicar sobre o termo e ele passará a ser o centro do mapa, o qual apresentará os termos mais relacionados ao tema escolhido.
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Além da constelação de termos apresentada pela plataforma, também é possível visualizar o número de ocorrências dos 30 termos mais citados pelos docentes do curso, independente de co-citações. O número que aparece sobre os respectivos números na nuvem de termos corresponde à frequência com que aquele termo consta nos currículos selecionados.
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Outra vantagem de utilizar a Stela Experta© é a possibilidade de exportar os dados apresentados no “mapa de tópicos” e na “nuvem de termos”. No primeiro caso o sistema gera um arquivo no formato “Graphml”, que poderá ser utilizado posteriormente em um programa de visualização e análise de grafos. Este tipo de programa permite, entre outras possibilidades, a identificação de caminhos críticos, hubs, etc. Ao exportar a nuvem de termos será gerado um arquivo Excel com a lista dos 30 termos que mais ocorrem nos currículos selecionados, juntamente com a respectiva frequência..
A plataforma permite ainda que o gestor analise os termos mais utilizados pelos docentes considerando apenas determinados tipos de produção técnico-científica (ex: bibliográficas – artigos, livros, capítulos; produções técnicas, orientações, etc), publicadas em determinado intervalo de anos. Utilizando a exportação dos arquivos com os dados dos mapas de tópicos e nuvens de termos é possível comparar, por exemplo, a evolução temporal dos temas relacionados às publicações C&T e orientações dos docentes do curso.
Análises de fortalezas e lacunas de conhecimentos são muito difíceis de serem realizadas manualmente. Com o uso das tecnologias da Plataforma Stela Experta© é possível realizar análises a partir de métricas e informações precisas. Com um nível de análise mais apurado o gestor poderá atuar tanto para a qualificação do quadro docente quanto para o mapeamento de oportunidades de novos negócios e parcerias.
 

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