5 erros comuns ao registrar artigos científicos do Currículo Lattes

Artigos Científicos no Currículo Lattes

Tão importante quanto a produção de conhecimento científico é o acesso aos resultados das pesquisas, que quando escritos e publicados, podem ser referenciados pela comunidade científica para alcançarem legitimidade e, principalmente, subsidiar novos avanços na área do conhecimento. É importante destacar que as pesquisas, além de serem escritas e publicadas, devem ser corretamente cadastradas em sistemas de informação que vão disponibilizar esses dados para a busca e emissão dos mais diversos tipos de relatórios.

Nesse contexto, vale destacar a publicação de artigos científicos em periódicos. Além de serem um dos principais instrumentos de divulgação e acesso ao conhecimento científico, os sistemas de avaliação costumam considerar os indicadores de publicações em periódicos entre as principais métricas de avaliação.

No Brasil, por exemplo, o sistema Qualis Periódicos estabelece um índice de qualidade para cada área de avaliação, o qual é atribuído pelas respectivas comissões de análise, que consideram o impacto do periódico na produção de conhecimento da área. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), tanto os gestores, como os coordenadores de pesquisa e pós-graduação, conhecem a relevância desses indicadores em seus processos de gestão.

Para entender melhor o contexto em que esses sistemas estão inseridos, cabe destacar o importante papel do CNPq no meio acadêmico brasileiro. O CNPq é uma agência governamental ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada em 1951. Seu objetivo é promover o conhecimento por meio de incentivo aos novos pesquisadores brasileiros que trabalham em temáticas ligadas à ciência e tecnologia, além de promover a pesquisa brasileira no cenário científico internacional.

É papel do CNPq, ainda, ofertar bolsas de estudo para que os pesquisadores possam desenvolver suas contribuições para a pesquisa acadêmica, além de destinar recursos financeiros para a implementação de projetos e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Por conta do alto volume de informações de profissionais ligados à entidade, o CNPq desenvolveu a Plataforma Lattes com o objetivo de centralizar, organizar e padronizar os dados da comunidade acadêmica. Seu lançamento veio para facilitar o acesso ao histórico de projetos científicos e aos currículos acadêmicos de milhares de profissionais, além de integrar outros dados e estatísticas da produção científica no Brasil por região, instituição, sexo e idade, por exemplo.

O que é e para que serve o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes é uma das ferramentas mais importantes na comunidade acadêmica brasileira. É por meio dele que os profissionais podem relatar suas experiências, entrar em contato com outros profissionais de diferentes áreas e ter acesso a documentos e materiais de estudo de forma prática. Registrar Artigos Científicos no Currículo Lattes é outro importante recurso disponível na plataforma, que vem ampliando cada vez mais sua zona de influência, servindo como um “cartão de visitas digital” dos pesquisadores e docentes brasileiros.

Desenvolvido pelo CNPq, em 1999, o Currículo Lattes reúne em uma só plataforma a jornada acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes de ensino superior no Brasil. Ele é voltado, especialmente, a estudantes de Ensino Médio e Superior, além de níveis educacionais mais avançados, como Pós-graduação (mestrado e doutorado) e Pós-doutorado, que tenham interesse em atuar na pesquisa científica ou no desenvolvimento de centros tecnológicos. Cabe destacar que o Currículo Lattes costuma ser o principal documento requisitado em processos seletivos das áreas da pesquisa e da docência para o preenchimento de uma vaga.

O Currículo Lattes é ainda, pré-requisito para estudantes que querem ingressar em um curso de mestrado ou doutorado, já que as instituições de ensino avaliam o currículo para aceitar um novo aluno.  

A importância de criar e manter atualizado o seu Currículo Lattes

Como já foi citado, o Currículo Lattes é o cartão de visitas do profissional no mundo acadêmico. Assim, sempre que houver um processo seletivo em áreas como pesquisa ou docência, por exemplo, é esse documento que será requisitado, o que torna fundamental sua presença na plataforma, sempre atualizado com todos os projetos, instituições e atribuições em que o acadêmico esteve envolvido ao longo de sua carreira.

O documento permite que estudantes e pesquisadores possam narrar sua trajetória, com destaque para as experiências científicas e de pesquisa. Além disso, é importante lembrar que é por meio do Currículo Lattes que as vagas costumam ser preenchidas, já que ele é a porta de entrada para os processos seletivos e seleção de profissionais para a formação de grupos de pesquisa, como no caso de concursos para professor titular em universidades públicas, e servidor de agências de fomento e/ou de órgãos relacionados à produção científica do país em que o Lattes é fundamental para avaliação da experiência do candidato.

No caso de o profissional enviar alguma informação errada, há como corrigir, pois o documento pode ser facilmente editado e atualizado na plataforma. Essa atualização deve ser constante, já que as experiências continuam sendo adquiridas e precisam ser inseridas no currículo para que ele tenha ainda mais peso.

A seguir apresenta-se os 5 Erros Comuns ao Registrar Artigos Científicos no Currículo Lattes, e aliado indiretamente a isso, um tutorial completo sobre Como Montar o Currículo.

5 Erros Comuns ao Registrar Artigos Científicos no Currículo Lattes

Algumas dicas podem auxiliar no registro de Artigos Científicos no Currículo Lattes. Existem erros comuns que podem ser evitados para garantir uma boa apresentação na Plataforma Lattes. Confira-os a seguir.

Publicar antes da hora

É preciso avaliar com cuidado o momento certo de publicar artigos científicos no Currículo Lattes. Nem sempre um maior registro de produção intelectual significa um currículo melhor. O autor deve sempre se perguntar se o conhecimento que ele quer compartilhar está suficientemente maduro para gerar um artigo.

Não raro, alunos ou mesmo docentes de pós-graduação, ao se sentirem pressionados por resultados, buscam escrever artigos baseados em trabalhos acadêmicos, desenvolvidos em disciplinas ou em resultados ainda parciais de suas pesquisas. Ocorre que essa estratégia pode não produzir uma contribuição efetiva para as áreas de conhecimento a que se destina, ou ainda, pode denunciar o chamado processo de “fatiamento” das pesquisas.

Um artigo científico pode registrar uma pesquisa que já tem anterioridades e não necessariamente ter conteúdos no estado da arte da ciência de sua área, mas é fundamental que haja uma contribuição específica e completamente abordada.

Repetir no currículo as palavras-chave originais do artigo

Uma vez concluído o artigo e, preferencialmente, após sua publicação, é hora de registrá-lo em sistemas de informação, especialmente no Currículo Lattes de seus autores.

Em produções coletivas, um erro bastante comum aparece no cadastro das palavras-chave nos currículos dos autores. Isso ocorre porque não basta simplesmente copiar as palavras-chave usadas no artigo.

Os currículos Lattes não são registros de produção intelectual e sim de trajetórias curriculares. As palavras-chave publicadas nos artigos não refletem as contribuições individuais dos autores e, sim, os termos que mais se aproximam do conteúdo final de cada um dos artigos científicos.

No Lattes, o que deve ser registrado não são os termos que identificam o artigo na revista em que foi publicado, mas sim a contribuição específica que o autor do currículo deu àquele artigo. Com isso, os sistemas de busca vão poder encontrá-lo mesmo quando sua contribuição não esteja entre os indexadores do artigo.

Isso é válido para todos os itens de produção intelectual, sejam livros, capítulos, trabalhos em eventos, produção técnica e produção artística. O mais indicado no registro desses itens é colocar as palavras-chave que caracterizam a contribuição específica do autor do currículo, e não a palavra-chave de identificação do item original, que teve uma participação coletiva.

Com isso, o autor do currículo registra sua contribuição específica e, na soma, estará construindo a sua própria trajetória de competências. Essa construção cuidadosa pode ser importante para o autor ser encontrado nas consultas à Plataforma Lattes.

Confundir o tipo de artigo

Em alguns momentos, professores e pesquisadores com uma grande carga de produção técnico-científica passam a responsabilidade da atualização de seus currículos Lattes a terceiros.

Nesses casos, a atualização pode ficar por conta de pessoas que não estão familiarizadas com os vários tipos de produtos das atividades técnico-científicas e acadêmicas, o que pode provocar confusão entre os registros de artigos científicos com artigos de divulgação ou difusão de CT&I, como é o caso de artigos em colunas de revistas ou jornais.

Portanto, quando o artigo científico é cadastrado como de revista de circulação, ele pode deixar de valorizar o currículo do pesquisador. Caso contrário, pode pôr ainda o currículo do autor sob suspeita de supervalorização dos seus dados.

Já ocorreram casos em que professores foram desclassificados em concursos públicos por erros semelhantes, que foram considerados tentativa de fraude. Logo, é importante ter cuidado com o enquadramento correto dos registros dos currículos na taxonomia do Currículo Lattes.

Registrar o que ainda não foi publicado 

O Currículo Lattes permite registrar artigos em revistas científicas tanto já publicados, como ainda em processo de publicação (i.e., aceitos). Há autores que, assim que recebem a notícia do aceite de seu trabalho, registram o artigo em seus currículos, mas não indicam se tratar de um trabalho apenas aceito.

Caso, neste intervalo, o currículo seja consultado e confrontado com buscas nas revistas, o registro do que ainda não foi publicado pode, novamente, causar constrangimentos por parecer registro de publicação inexistente.

Registrar apenas as informações básicas

No Currículo Lattes, artigos e todos os itens de produção intelectual têm oito módulos de registro de informações: Detalhamento, Autores, Palavras-chave, Áreas, Setores, Outras informações e Tradução. Algumas vezes, os autores costumam registrar apenas as partes obrigatórias, que fazem parte do que identifica os artigos científicos nas suas respectivas revistas, ou seja, os três primeiros módulos – Detalhamento, Autores e Palavras-chave.

Entretanto, ao deixar de registrar as áreas, ou seja, as especialidades do conhecimento e os setores de atividade que contextualizam o artigo, seus autores deixam de torná-lo referenciado em um tipo de busca comum quando se procura produção intelectual por contexto científico (área) ou de aplicação potencial (setor). Além disso, se o campo com “Outras Informações” for utilizado para o registro do resumo do artigo, será ainda mais fácil encontrá-lo em buscas futuras. Portanto, é importante fazer um registro mais amplo em relação às informações básicas.

Artigos Científicos no Currículo Lattes: entenda os benefícios para a sua IES

Uma Instituição de Ensino Superior costuma obter importantes benefícios quando seus docentes e discentes buscam manter atualizados seus Artigos Científicos no Currículo Lattes. Na realidade, todo o processo de atualização curricular deve ser contínuo, pois a Plataforma Lattes é utilizada constantemente como fonte de informação por coordenadores de cursos para diferentes tomadas de decisões. Como exemplo, tem-se as informações do Lattes, as quais podem definir a substituição de um professor que se aposentou, assim como auxiliar na escolha ou definição de tutorias para Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), ou ainda, encontrar um substituto para alguma disciplina dentro da própria instituição.

Assim, quando docentes e discentes se preocupam em manter seus Currículos Lattes atualizados, a IES pode obter diversos benefícios. A partir da análise das informações curriculares, principalmente utilizando soluções tecnológicas como a Plataforma Stela Experta©, um coordenador de curso de graduação pode rapidamente encontrar um docente substituto para uma disciplina dentro da própria instituição, agilizando a tomada de decisão e racionalizando recursos.

Além disso, as informações atualizadas por docentes e discentes de um curso de graduação também ajudam a IES a mapear e monitorar seus projetos de extensão. No caso de alguns cursos, essa inserção e envolvimento com a comunidade é especialmente importante, pois costumam ser valorizadas por intermédio das políticas públicas e linhas de fomento privadas.

Paralelamente, sabe-se que a pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo. Logo, é a melhoria de diversos segmentos da sociedade que desencadeia a transformação.  

Com isso, a produção e a inserção de artigos científicos no Currículo Lattes de professores, alunos e pesquisadores de uma IES, pode beneficiar consideravelmente a Instituição, pois além de proporcionar benefício social, servem de apoio para diversas demandas, inclusive na preparação da visita dos avaliadores dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Stela Experta©: uma ferramenta completa para monitorar a Produção Científica dos Docentes da sua IES

A StelaTek é startup do Instituto Stela que, desde 2005, dedica-se à PD&I de soluções tecnológicas para instrumentalizar as IES e as instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) na gestão estratégica de informações. Criada pelo mesmo grupo que desenvolveu a Plataforma Lattes junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a equipe tem uma boa experiência no desenvolvimento de soluções para os atores do Sistema Nacional de CT&I.

O módulo Pesquisa da Plataforma Stela Experta©, é uma ferramenta desenvolvida pela StelaTek que permite a obtenção de dados estratégicos sobre a produção científica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. A ferramenta possibilita a realização de diversas consultas, por exemplo: utilizando critérios de busca textual para encontrar docentes com determinado perfil e combinar o resultado com sua experiência em docência, titulação máxima, área de formação, etc.. Esses e outros critérios podem ser utilizados, ainda, de forma combinada pelo gestor de um curso de graduação, visando encontrar um novo colaborador para um determinado curso, ou para participar de um determinado projeto, ou ministrar uma nova disciplina, etc. 

Os dados extraídos da Plataforma Lattes, por soluções como a Stela Experta©, são utilizados por diversas IES para localizar, por exemplo, entre os docentes de seus cursos de graduação, os nomes mais indicados para orientar os alunos em seus TCCs.

Assim, tanto a Instituição quanto os próprios discentes podem obter melhores resultados nas orientações, uma vez que a escolha dos tutores não será mais feita de forma subjetiva, mas a partir da análise de informações curriculares.

Além disso, o Stela Experta© facilita o mapeamento e a análise dos projetos de extensão conduzidos pelos docentes, assim como a localização de alunos com o perfil para integrar novos projetos de extensão, o que abre caminho para fomentar novas iniciativas dessa natureza junto à comunidade.

Plataforma Stela Experta©

💻‍ Plataforma Stela Experta©

Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs

Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.

Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.

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