Qual é a função da CAPES no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu?
Entenda a função da CAPES e saiba como a instituição atua e contribui para o avanço da pesquisa científica.
Como uma das principais agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos do país, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), transcende os limites do ensino superior, impactando diretamente o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil.
De modo resumido, a principal função da CAPES é coordenar e avaliar os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o país. Essa atribuição envolve desde o estabelecimento de diretrizes para a criação e o funcionamento desses programas, até a concessão de bolsas de estudo para estudantes da pós-graduação. A CAPES também promove a cooperação científica internacional, estimulando o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Nesse sentido, a atuação da CAPES na pós-graduação brasileira é essencial para a formação de recursos humanos altamente qualificados, capazes de contribuir para o avanço do conhecimento em diversas áreas do saber. Por meio de seus programas de fomento, a instituição incentiva a pesquisa científica e a produção acadêmica, criando um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
Além disso, a avaliação periódica dos programas de pós-graduação realizada pela CAPES é fundamental para garantir a qualidade e a excelência do ensino e da pesquisa no Brasil. Essa avaliação considera diversos aspectos, como a produção científica dos professores e estudantes, a infraestrutura disponível e o impacto social das atividades desenvolvidas pelos programas. Os resultados dessa avaliação influenciam na alocação de recursos e na definição de políticas públicas para a pós-graduação.
Neste artigo, você vai entender mais sobre a função da CAPES, sua importância e as atribuições dessa instituição, além de analisar sua relação com outros órgãos como o CNPq, as competências e sua influência na cooperação científica internacional. Acompanhe!
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Sobre a CAPES
A CAPES foi criada em 1951 com o objetivo de coordenar o aperfeiçoamento de pessoal de nível superior no Brasil. Desde então, ela se consolidou como uma das principais agências de fomento à pesquisa e à produção científica do país.
Sua atuação abrange desde a concessão de bolsas de estudo e financiamento de projetos de pesquisa, até a avaliação e o reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu.
Competências e função da CAPES
As competências e função da CAPES abrangem diferentes áreas da educação superior e da pesquisa no Brasil. Algumas das principais funções da instituição incluem:
- Coordenação e avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em todo o país, incluindo a definição de critérios e diretrizes para a criação e o funcionamento desses programas.
- Concessão de bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação, visando fomentar a formação de recursos humanos altamente qualificados e a promoção da pesquisa científica e tecnológica.
- Promoção da cooperação científica internacional, estabelecendo parcerias e acordos de colaboração com instituições de ensino e pesquisa de outros países.
- Desenvolvimento e implementação de políticas públicas voltadas para o ensino superior e a pesquisa, com o objetivo de fortalecer o sistema educacional e científico do país.
- Avaliação e acompanhamento da produção científica e acadêmica dos programas de pós-graduação, por meio de processos de avaliação periódica que consideram diversos aspectos, como a qualidade da pesquisa e o impacto social das atividades desenvolvidas.
- Estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, por meio do apoio a projetos de pesquisa e da promoção de integração entre universidades, empresas e governo.
O importante papel da CAPES na promoção da cooperação científica internacional
A função da CAPES vai além das fronteiras brasileiras, sendo essencial para a promoção da cooperação científica internacional. Por meio de parcerias e acordos estabelecidos com instituições de ensino e pesquisa de outros países, a instituição facilita o intercâmbio de conhecimentos, experiências e recursos entre o Brasil e as demais nações. Essa cooperação é fundamental para o avanço da ciência e tecnologia, permitindo o compartilhamento de boas práticas, a realização de pesquisas colaborativas e o acesso a novas metodologias e tecnologias.
Uma das formas de cooperação científica internacional promovida pela CAPES é por meio do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), que oferece bolsas de estudo para doutorandos brasileiros realizarem parte de seus estudos em instituições estrangeiras de excelência. Essa iniciativa contribui para a internacionalização da pesquisa brasileira, ampliando as oportunidades de colaboração e fortalecendo os laços entre pesquisadores de diferentes países.
Além disso, o apoio à realização de eventos científicos internacionais no Brasil e a participação de pesquisadores brasileiros em congressos, conferências e workshops ao redor do mundo também é função da CAPES. Essas atividades proporcionam um ambiente propício para a troca de ideias, o estabelecimento de parcerias e a disseminação de conhecimento em escala global.
Outro aspecto importante da cooperação científica internacional promovida pela CAPES é a internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros. Por meio de processos de avaliação e certificação, a CAPES incentiva as instituições de ensino a desenvolverem parcerias com universidades estrangeiras, a oferecerem disciplinas ministradas por professores internacionais e a promoverem a mobilidade de estudantes e docentes entre países.
Assim, a função da CAPES na promoção da cooperação científica internacional é primordial para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil, contribuindo para a formação de uma comunidade científica globalmente conectada e para a produção de conhecimento de alto impacto.
Qual a diferença entre a Capes e o CNPq?
É bastante comum que se confunda a CAPES com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ambas instituições são importantes agências do governo brasileiro, e são responsáveis por fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico no país. Mas embora tenham áreas de atuação semelhantes e frequentemente trabalhem em conjunto, existem diferenças significativas entre elas.
A CAPES é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e tem como principal foco a avaliação e o aperfeiçoamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Ela coordena e financia programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, concedendo bolsas de estudo e auxiliando na formação de pesquisadores altamente qualificados. Além disso, é função da CAPES promover a internacionalização da pós-graduação brasileira, incentivar a produção científica e tecnológica e apoiar a melhoria da qualidade da educação superior no país.
Já o CNPq é uma agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como principal atribuição o fomento à pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento. É uma instituição que financia projetos de pesquisa, concede bolsas de estudo para pesquisadores em diferentes estágios de carreira e mantém programas de incentivo à inovação e ao desenvolvimento científico. Além disso, o CNPq é responsável pela concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica também em níveis de graduação e pós-graduação.
Portanto, enquanto a CAPES está mais focada na melhoria da qualidade da pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, o CNPq tem um escopo mais amplo, abrangendo o financiamento e o apoio à pesquisa em diversas áreas do conhecimento, bem como, o estímulo à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico no país.
Avaliação CAPES dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu
A avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu pela CAPES é uma das etapas mais importantes para garantir a qualidade e a excelência da educação de nível superior no Brasil.
Essa avaliação é regida por legislação específica, que estabelece os critérios, procedimentos e instrumentos utilizados para analisar e classificar os programas de acordo com sua produtividade acadêmica e científica. Tais documentos estabelecem a importância da avaliação periódica dos programas, com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade da formação de recursos humanos para a pesquisa e a inovação.
Vamos destacar algumas portarias e documentos mais recentes:
- Calendário de atividades: a Portaria CAPES nº 03/2024, estabelece o calendário de atividades da avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2024. Esse calendário inclui etapas como análise documental, análise de mérito pela comissão de área e análise de mérito pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
- Avaliação de entrada de curso novo: a Portaria CAPES nº 53/2023, dispõe sobre a avaliação de entrada de curso novo dos programas de pós-graduação stricto sensu. Essa avaliação é essencial para garantir que novos cursos atendam aos padrões de qualidade e relevância acadêmica.
- Governança da informação: a Portaria CAPES nº 158/2023, institui e regulamenta a governança da informação relacionada à pós-graduação stricto sensu. Isso visa garantir a integridade e a confiabilidade dos dados coletados e analisados durante o processo avaliativo.
Para realizar sua avaliação periódica, a CAPES utiliza uma série de indicadores e critérios de análise para avaliar diferentes aspectos dos programas, como a produção científica dos docentes e discentes, a inserção social e a internacionalização, entre outros. Esses indicadores são aplicados de forma específica para cada área do conhecimento, levando em consideração as particularidades e características de cada campo disciplinar.
Além disso, a legislação estabelece que a avaliação dos programas seja realizada de forma periódica, geralmente a cada quatro anos, por meio de um processo rigoroso e transparente. Os resultados da avaliação são divulgados publicamente e classificam os programas em diferentes níveis de qualidade, como conceitos que variam de 1 a 7, sendo 7 o conceito máximo de excelência.
Dessa forma, a avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu é fundamental para garantir a qualidade e a relevância da formação para a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a promoção da inovação em diversas áreas do saber.
Stela Experta©-PG: uma ferramenta completa para gerenciar indicadores estratégicos dos Programas de Pós-Graduação
O Stela Experta©-PG se destaca como uma ferramenta completa e eficiente para gerenciar os indicadores estratégicos dos programas de pós-graduação. Desenvolvida com o objetivo de auxiliar as instituições de ensino superior na gestão e no monitoramento de suas atividades de pesquisa e pós-graduação, essa plataforma oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades que facilitam o acompanhamento e a análise dos principais indicadores de desempenho.
Uma das principais vantagens do Stela Experta©-PG é a sua capacidade de integrar e consolidar dados de diferentes fontes de informação, permitindo uma visão abrangente e integrada do desempenho dos programas de pós-graduação. Isso significa que os gestores podem acessar todas as informações relevantes em um único local, eliminando a necessidade de consultar múltiplos sistemas para obter os dados necessários.
Além disso, o Stela Experta©-PG oferece uma variedade de ferramentas de análise e visualização de dados que permitem aos gestores interpretar e compreender melhor os indicadores de desempenho. Gráficos, relatórios e dashboards personalizáveis fornecem informações sobre o progresso e os resultados dos programas de pós-graduação, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a tomada de decisões estratégicas.
Outro ponto forte do Stela Experta©-PG é a sua flexibilidade e adaptabilidade às necessidades específicas de cada instituição. A plataforma oferece vários indicadores que irão se adequar aos objetivos de cada programa de pós-graduação, garantindo uma avaliação mais precisa e relevante do desempenho acadêmico e científico.
Assim, com sua ampla gama de recursos e funcionalidades, essa plataforma oferece aos gestores as ferramentas necessárias para monitorar, analisar e otimizar o desempenho acadêmico e científico de suas instituições, contribuindo para a excelência e a qualidade da pós-graduação no Brasil.
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.