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Sinaes: saiba o que é, para que serve e impactos na sua IES

Adriana Freitas | Postado em janeiro 16, 2025 |

Sinaes: saiba o que é, para que serve e impactos na sua IES

O crescimento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil levantou uma importante questão: como garantir a qualidade do aprendizado de milhares de jovens que investem em uma formação? Nesse contexto, e cientes da importância de assegurar a qualidade dessas instituições, autoridades ligadas à educação sentiram a necessidade de desenvolver ferramentas que permitam conhecer cada escola e o que ela oferece a seus alunos. Isso porque, somente por meio de uma avaliação segura, é possível garantir a qualidade do ensino e a capacidade das instituições em formar profissionais aptos a exercer suas profissões com excelência.

As práticas de avaliação da educação superior, que buscam mensurar sua qualidade, contam ainda com outro importante fator: influenciar os modelos de funcionamento das IES e de seus cursos. Por isso, têm assumido lugar de destaque nas pautas educacionais. Além disso, os governantes atribuem a essas avaliações uma função relevante na definição das políticas públicas, pois as consideram mecanismos capazes de orientar as reformas necessárias para assegurar uma educação de qualidade.

É importante lembrar que o conceito de qualidade está diretamente ligado às demandas e exigências sociais. Assim, qualquer avaliação deve ser dinâmica e diversificada, para que se possa verificar se a educação ofertada por determinada instituição é de qualidade e atende às necessidades sociais, gerando benefícios concretos à vida das pessoas.

Conteúdo deste Post

  • O que é e para que serve o Sinaes?
  • Quando o Sinaes foi criado? 
  • Quais são os indicadores utilizados pelo Sinaes?
    • Avaliação do Enade
    • Avaliações institucionais (CPC)
    • Avaliações de curso (IGC)

O que é e para que serve o Sinaes?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é o instrumento do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliar as instituições de ensino superior no Brasil, seus cursos e o desempenho de seus alunos. Para que as IES funcionem de maneira organizada e criteriosa, foi necessário um longo percurso trilhado por servidores públicos e profissionais da área da educação.

Sob a coordenação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o Sinaes avalia diversos aspectos de cada instituição, como a forma de ensino, a responsabilidade social, o corpo docente, a gestão, a pesquisa e a extensão. Para isso, utiliza indicadores como o Índice Geral de Cursos (IGC), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

A criação do Sinaes tornou-se necessária diante do significativo aumento no número de faculdades e estudantes no país. O controle da qualidade, por meio de avaliações periódicas, busca garantir uma formação adequada tanto para os alunos quanto para as instituições.

Assim, o objetivo do Sinaes é contribuir para a melhoria contínua da educação superior nas faculdades públicas e privadas do Brasil. Para os estudantes, seus indicadores funcionam como uma bússola na escolha da instituição ideal para investir em sua trajetória acadêmica.

Quando o Sinaes foi criado? 

Com o número crescente de instituições de ensino superior no Brasil, tornou-se essencial a existência de um órgão responsável por avaliar e assegurar a qualidade da educação ofertada. Foi com esse propósito que surgiu o Sinaes, em 14 de abril de 2004, por meio da Lei nº 10.861/04.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Sistema foi implantado para identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, especialmente no que diz respeito ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Quais são os indicadores utilizados pelo Sinaes?

O Sinaes avalia diversos aspectos das instituições de ensino superior no Brasil. Os principais indicadores que o Sistema utiliza como base para apresentar a sua consideração final são a Avaliação do Enade, a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

Na sequência, é possível conhecer mais detalhes de cada um deles e como funcionam:

Avaliação do Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Sinaes para avaliar a qualidade da educação nas instituições brasileiras. O exame é realizado por estudantes do primeiro e do último ano de graduação, com o objetivo de medir o desempenho acadêmico.

Por ser uma prova de abrangência nacional, permite que cada instituição avalie o desempenho de seus alunos. Notas altas indicam que o ensino está adequado; resultados insatisfatórios sinalizam a necessidade de revisão do planejamento pedagógico.

A prova é específica para cada curso e aplicada a cada três anos. Os alunos convocados devem ter concluído 80% da carga horária nos cursos de bacharelado e 75% nos cursos tecnólogos; para os ingressantes, é necessário ter cursado cerca de 25% da carga horária total.

Avaliações institucionais (CPC)

Outro aspecto importante do Sinaes são as avaliações institucionais, que analisam elementos como a missão e os objetivos da universidade, sua estrutura organizacional, recursos oferecidos, corpo docente, políticas acadêmicas, infraestrutura, entre outros.

Essas avaliações são realizadas por comissões externas, compostas por especialistas que visitam presencialmente as instituições, e também por meio da autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada universidade. A autoavaliação serve de suporte para o trabalho da comissão externa e ajuda a identificar oportunidades de melhoria.

Avaliações de curso (IGC)

A avaliação dos cursos foca na análise individual de cada graduação, utilizando o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Essa análise considera estrutura curricular, planos de ensino, recursos didáticos, qualificação docente, desempenho discente, entre outros.

Cada critério recebe uma pontuação de 1 a 5, sendo 1 “insatisfatório” e 5 “excelente”. Os resultados impactam diretamente no reconhecimento e na renovação dos cursos e da própria instituição junto ao MEC.

Os indicadores utilizados pelo Sinaes são fundamentais para avaliar o desempenho dos cursos e das instituições de ensino superior. Além disso, orientam a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria contínua da qualidade da educação no Brasil.

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Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs

Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.

Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.

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Confira também:

➜ Indicadores de Desempenho para IES: saiba quais são e como monitorá-los

➜ Inep divulga as melhores instituições de Ensino Superior privadas do Brasil

➜ 5 erros comuns ao registrar artigos científicos do Currículo Lattes

➜ Qual é a função da CAPES no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu?

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