Comparação de indicadores entre PPGs através Plataforma Stela Experta©

No cenário atual da educação superior, a busca pela excelência é constante. Ela possibilita não apenas o aprimoramento dos programas, mas também a capacitação eficaz do corpo docente e a garantia de um aprendizado de qualidade aos alunos. Nesse contexto, a comparação de indicadores entre Programas de Pós-Graduação (PPGs), prática que viabiliza o benchmarking, torna-se uma estratégia essencial para coordenadores que desejam elevar o desempenho de seus programas e conquistar destaque no mercado acadêmico.
Atualmente, esse processo conta com aliados importantes, como a Plataforma Stela Experta©, que possibilita decisões embasadas em dados, promove a excelência acadêmica e automatiza rotinas de avaliação, tornando-as mais ágeis. Este texto apresenta as principais informações sobre esse processo e seus benefícios.
Conteúdo deste Post
A importância de realizar o Benchmarking de Programas de Pós-Graduação
O benchmarking de programas de pós-graduação é uma ferramenta valiosa para a análise comparativa de uma série de indicadores de desempenho. Ele permite comparar um processo ou atividade com um padrão de excelência, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias.
Implantar o benchmarking nesses programas abre novas e importantes oportunidades, como a implementação de avanços contínuos e a tomada de decisões apoiadas em dados. Isso porque a ferramenta fornece referências concretas para embasar escolhas estratégicas em relação ao direcionamento do programa.
O benchmarking também permite identificar áreas em que o programa pode melhorar seu desempenho, por meio de comparações com seus pares do mesmo segmento. Sua aplicação auxilia ainda no acompanhamento do desempenho do PPG ao longo das avaliações quadrienais da CAPES, comparando-o com programas de referência. Além disso, serve como um balizador para a definição de metas e objetivos, visando alcançar o mesmo conceito de um programa de excelência.
Para que o benchmarking seja eficaz, é fundamental que seja baseado em indicadores confiáveis e relevantes, sejam eles quantitativos ou qualitativos. No contexto brasileiro, a CAPES utiliza um conjunto de indicadores para avaliar os PPGs comparativamente. Quando a instituição acompanha a evolução de seu desempenho ao longo da quadrienal em relação a programas semelhantes, consegue monitorar tendências, identificar padrões e apoiar de forma mais estratégica o planejamento do PPG.
Quando a meta é elevar o conceito do programa, torna-se essencial analisar os indicadores associados a conceitos superiores ao atual, a fim de compreender sua posição no cenário nacional. Por exemplo, se o programa possui conceito 5, é estratégico observar o desempenho de programas da mesma área que alcançaram conceito 6. Essa análise permite identificar pontos fortes, fragilidades e possíveis ameaças que, se não tratadas, podem levar à redução do conceito.
Conheça a funcionalidade de Comparação de indicadores entre PPGs, disponível no Módulo Pós-Graduação da Plataforma Stela Experta©
A funcionalidade de Comparação de Indicadores entre PPGs, disponível no Módulo de Pós-Graduação da Plataforma Stela Experta©, permite visualizar gráficos e indicadores de desempenho dos programas, viabilizando análises comparativas detalhadas.
Essas comparações podem ser:
- Internas: mensuraram a evolução de um mesmo programa ao longo das quadrienais.
- Externas: comparam programas da mesma área por médias de programas com conceitos distintos ou por UF, Região ou todos do país.
Tutorial disponível: Clique para assistir
Como utilizar
O acesso é simples: após entrar na plataforma com e-mail e senha, utilize os filtros por instituição e área do programa para localizar a opção desejada. A funcionalidade de comparação está disponível no item “Comparação”, localizado no card do programa.
Na tela de comparação:
- Primeira coluna: lista o nome de cada indicador.
- Clicando na seta ao lado, é possível visualizar detalhes adicionais.
- O ícone “i” oferece uma explicação breve sobre o indicador e a fórmula de cálculo.
- Segunda coluna: apresenta os indicadores do programa nas últimas quadrienais, permitindo avaliar a evolução e a contribuição dos docentes credenciados.
Interpretação visual dos indicadores
- Verde com seta para cima: desempenho melhor que na quadrienal anterior.
- Vermelho com seta para baixo: desempenho pior.
- Indicadores invertidos: quanto menor o valor, melhor o resultado (identificados com um ícone de seta específica).
- Exemplo: no indicador de concentração da produção de artigos entre docentes, valores menores indicam menor concentração e, portanto, melhor avaliação.
- Exemplo: no indicador de concentração da produção de artigos entre docentes, valores menores indicam menor concentração e, portanto, melhor avaliação.
Recursos adicionais
- Contribuição dos docentes: ao clicar em um indicador, é possível visualizar todos os docentes credenciados, suas contribuições anuais e médias na quadrienal.
- Ordenação: clicar no cabeçalho de qualquer coluna permite ordenar os dados em ordem crescente ou decrescente.
- Comparação com médias nacionais: é possível comparar a produção dos docentes com a média nacional de programas com notas 5, 6 ou 7.
- Interpretação de traços e zeros:
- Traço: docente não estava credenciado naquele ano.
- Zero: docente credenciado, mas sem contribuição registrada.
Análises complementares
A plataforma também possibilita:
- Alterar a base de comparação (por conceito, região, estado ou país);
- Consultar histogramas de distribuição por região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste);
- Visualizar tabelas-resumo de todos os programas e filtrar por “Área básica” ou por fonte de dados (Sucupira ou Lattes);
- Comparar o PPG com programas específicos ou com simulações salvas (útil para avaliar programas de referência nacional);
- Acessar até 190 indicadores para avaliação de um PPG;
- Exibir gráficos interativos, onde é possível ocultar itens da legenda para uma visualização mais limpa.
Stela Experta© – Módulo Pós-Graduação: Ferramenta Abrangente para Benchmarking
O Módulo de Pós-Graduação reúne, de forma automatizada, dados de fontes oficiais como Sucupira, Qualis Periódicos, Plataforma Lattes, Scopus, JCR, Google Scholar, ResearchGate, Financial Times, ABS, CNPq, entre outras.
Principais vantagens:
- Base de dados ampla: indicadores de diversos programas, coletados de forma automatizada.
- Comparações flexíveis: médias nacionais por área, conceito, região, estado ou programa específico.
- Ambiente do docente: análise da contribuição individual, comparando-a com diferentes médias de referência.
- Simulações e APCN: projeções com diferentes perfis de docentes para prever impactos no PPG ou planejar novos programas.
- Análise SWOT: identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para o planejamento estratégico.
Com a Comparação de Indicadores entre PPGs, gestores podem realizar análises aprofundadas, planejar ações estratégicas e buscar a excelência acadêmica com base em informações sólidas e atualizadas.
💻 Plataforma Stela Experta©
Soluções para embasar a tomada de decisões estratégicas em ciência, tecnologia e inovação para as IES e ICTIs
Módulo Pesquisa: Solução para apoiar a gestão estratégica nas Instituições de Ensino Superior, integrando diversas fontes de informação nacionais e internacionais em CT&I, possibilitando que o gestor responda de forma ágil e assertiva a questões sobre a produção intelectual, projetos de P&D, perfil e expertises dos docentes, discentes e grupos de pesquisa da instituição, bem com sobre sua infraestrutura laboratorial.
Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.
Confira também:
➜ CAPES lança o Programa Institucional de Pós-Doutorado e PPGs nota 6 ou 7 podem se beneficiar
➜ Planejamento estratégico da IES: otimize a gestão acadêmica
➜ Confira alguns destaques do Censo da Educação Superior 2023
➜ Enade das Licenciaturas: conheça a portaria que institui uma nova versão da avaliação